Flash Mob, o nome já diz tudo: mobilização rápida. Para quem nunca ouviu falar sobre, são aglomerações instantâneas de pessoas, que se reúnem em um local do espaço urbano para realizar uma determinada ação coreografada, previamente combinada (por redes sociais ou e-mail). Ao término da ação, os participantes se dispersam tão rapidamente quanto se reuniu. Deixando um clima de curiosidade no ar.

Mas até que ponto mobilizar pessoas pode trazer benefícios para uma marca? Bom, se tem uma empresa que pode responder essa pergunta é a T-Mobile.

Esta empresa de telecomunicações revolucionou a forma de se comunicar com seus clientes quando lançou a sua campanha Life’s for sharing (a vida é para compartilhar). Uma estratégia impecável, que conquistou não só números expressivos, já na primeira ação (mais de 25 milhões de visualizações no Youtube e o aumento de 22% nas vendas de seus produtos), mas também a simpatia de milhões de pessoas em todo o mundo.

Em parceria com a agência Saatchi & Saatchi, que atende a conta da empresa, a marca comandou a execução de três flash mobs para o lançamento desta campanha, gerando uma grande repercussão tanto na internet, quanto nas outras diversas mídias.

Inúmeras possibilidades, em termos de comunicação, podem ser levantadas, como viral, buzz, fortalecimento de marca, captação de novos clientes, posicionamento, dentre outros. Mas um ponto importante vale a pena ressaltar, foi a estratégia de comunicação que agência utilizou, apostando  em comçar a disseminar os vídeos da ação apenas no site de relacionamento Facebook para viralizar a mensagem, antes dela repercurtir e virar comercial para TV.

Confira a abaixo o vídeo destas três ações, que são de arrepiar:

The T-Mobile Dance

Sing Along Trafalgar Square

Oprah’s Kickoff party 24ª Season