O Instagram vem ganhando espaço dentro do Marketing Digital e conquistando marcas, que descobriram na rede de fotos um espaço de humanização. Ao contrário do que acontece no Facebook e no Twitter, que são usados também como um perfil comercial, o Instagram vem sendo utilizado para deixar as empresas mais humanas diante do cliente.

Para isso, a estratégia é simples: falar pouco de produtos e mais de estilo de vida, dicas e experiências do consumidor. Um exemplo disso é a Farm, empresa carioca especializada em moda feminina. No início, a marca publicava apenas imagens de suas novas coleções. Como não registrou crescimento em número de seguidores, a Farm adotou uma nova estratégia. Deixando o perfil comercial de lado, a empresa criou a hashtag #tonoadorofarm com a intenção de encontrar fotos postadas por fãs da rede de lojas. Além disso, a Farm passou a exibir fotos mais conceituais, como de estampas e cores vibrantes. O resultado: 78 mil seguidores.

Starbucks e Nike, duas das marcas com maior número de seguidores na rede, seguem a mesma diretriz e postam imagens sobre estilo de vida saudável e chique, tendo seus produtos como “pano de fundo”.

Veja alguns dados sobre o assunto:

A tendência é que grandes e pequenas empresas comecem a investir no Instagram para deixarem suas marcas mais humanas. Para obterem sucesso, no entanto, será necessário usar a rede sem fins comerciais.