sp2

Choveu muito em São Paulo. No lugar errado, dizem os técnicos. Problema de 50 anos atrás, quando “planejaram” errado o sistema de abastecimento. A maior cidade da América Latina poderia ter a melhor solução, gente boa não falta nas universidades. A água, essa tonta que insiste em cair no lugar errado, pode ser canalizada. Se essa não for a melhor solução, encontra-se outra, melhor que a falta d´água.

Em Santa Catarina, faça chuva ou faça chuva todos os verões falta água. Falta de planejamento. Dos governos passados, óbvio, quando os atuais chegaram já estava assim. Das reuniões que participo profissionalmente é raro todo mundo estar no horário marcado. O brasileiro tem o costume de atrasar. Se um jornalista americano escrever isso, o povo daqui fica enfurecido. Mas é a pura verdade. As melhorias que queremos ver devem ser promovidas por nós, cobradas por nós.

As facilidades digitais de comunicação e interação precisam passar para mudanças físicas, reais. Não se resolve o mundo enviando e-mail ou deslizando o dedo no tablet, aderindo a uma causa, se não aparecermos fisicamente para cobrar mudanças. A campanha contra o aumento do IPTU em Florianópolis, da qual nossa equipe da Qualé Digital desenvolveu todos os esforços da plataforma digital, contou com o apoio presencial das maiores entidades e associações da cidade. Diretores e presidentes saíram de seus escritórios e foram representar a sociedade em busca de seus direitos.

A nossa cidadania precisa ser construída dia a dia. Necessitamos, pessoas e empresas, aprender e ensinar ao mesmo tempo, já que os direitos e deveres estão mais na constituição e menos na prática. Enquanto partidos lutam por fatias do poder, brasileiros morrem de sede ou afogados. Por que a chuva, essa tansa, continua chovendo no lugar errado.

Texto de Carlo Manfroi para o site Acontecendo Aqui. Carlo é publicitário, professor, escritor, especialista em marketing interativo e sócio da Qualé Digital. www.qualedigital.com
@carlomanfroi