Mark Zuckerberg anunciou na última segunda uma reformulação no módulo de mensagens do Facebook. Ele fez questão de enfatizar que o objetivo não é transformar o serviço em um e-mail, e que não é a intenção da empresa bater de frente com o modelo tradicional.

O que não significa que no futuro os dois modelos não possam se colidir.

Chamado por muitos de Gmail Killer, o serviço quer focar na troca de mensagens entre conhecidos, dentro da rede. Ao invés do assunto das mensagens, a organização será por usuário. Haverá um histórico global para cada contato e as mensagens serão multiplataforma, podendo ser enviadas por SMS, e-mail ou recados. Ficará tudo no mesmo local, pesquisável e com filtros de privacidade.

A organização dos históricos dos contatos também mudou. As pessoas para quem são enviadas mais mensagens ficarão em destaque. Quem não é conhecido, numa pasta à parte. Se aparecer algum Spam, o Facebook garante ocultá-lo automaticamente.

Hoje, 350 milhões de usuários do Facebook utilizam o sistema de mensagens dentro da rede social. O tráfego estimado chega perto dos 4 bilhões de mensagens/dia. Toda esta movimentação fez com que cerca de 15 engenheiros fossem realocados para trabalhar na reformulação.

A liberação de convites será feita aos poucos. Clique aqui para solicitar um. Veja como tudo vai funciona no vídeo abaixo.