SMS, Skype, Voxer, Viber e tantos outros por aí que nos perdoem, mas o fenômeno da vez se chama WhatsApp! (ou derivações disso para algumas pessoas de mais idade, como uazapi e zazapi)
Aplicativo até agora gratuito para smartphones, além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio. Um verdadeiro sucesso, até na balada pessoas pegas no celular escutam a piadinha de que estão no WhatsApp.
E como tudo que se dissemina e faz sucesso, o WhatsApp vem se tornando alvo cada vez mais frequente de hackers. Aplicativos como StealthGenie, mSpy e Mobi Stealth ficaram conhecidos por permitirem bisbilhotar o mensageiro. Esses apps clonam não só textos, fotos e vídeos do WhatsApp, mas também dados enviados e recebidos por outros serviços, como Facebook, Viber, Skype e Gtalk.
Mas sem pânico, com algumas medidas e precauções é possível proteger-se dos hackers.
Uma das formas é instalando um aplicativo que use a câmera frontal para tirar foto de alguém que digite uma senha incorreta no smartphone. Isso porque, na maioria das vezes, os invasores precisam instalar apps suspeitos no smartphone do próprio usuário antes de começar o monitoramento. O GotYa! desempenha essa tarefa, mas é disponível apenas para Andoid. Proprietários de iPhone têm como opção o iGotYa e o iLostFinder, que operam da mesma forma, mas não são aprovados pela Apple e necessitam de jailbreak.
Outra precaução que é de utilidade máxima para todas as suas contas pessoais, é proteger o acesso ao seu aparelho através de uma senha. Defina códigos de difícil adivinhação. Evite datas de aniversários, nomes de parentes e amigos, números de residência, idade ou qualquer outro aspecto facilmente relacionável com você.
Também é preciso estar atento quanto às informações do seu perfil no WhatsApp. Qualquer pessoa que tenha seu telefone pode identificá-lo através da sua foto ou mensagem de saudação, e usar esses dados para criar perfis falsos com o intuito de espionar.
Outra coisa que pouca gente sabe, é que o aplicativo guarda uma cópia das suas mensagens no SIM por sete dias. Se você for emprestar o chip para terceiros nesse período, lembre-se de apagar o conteúdo.
Um bom antivírus também é uma arma eficaz para proteger seu aparelho de espiões mal vindos. Mas mesmo com esse recurso, evite instalar aplicativos de origem desconhecida, assim como acessar redes Wi-Fi e Bluetooth não confiáveis.
Siga essas dicas e curta seu zazapi sem preocupações.
0 Comments