Começou domingo. A Geminid, considerada a maior chuva de meteoros do ano, acontece entre 12 e 16 de dezembro, com seu pico esperado para o dia 14. A Nasa está transmitindo tudo ao vivo pelo seu canal no Ustream.

A chuva é visível em todo o planeta mas, segundo a Nasa, quem quiser vislumbrar melhor o evento, deve procurar regiões afastadas de grandes centros urbanos, longe da iluminação. Para quem é mais comodista, ou não pode seguir para o campo, uma transmissão em áudio e vídeo está sendo feita a partir de uma câmera no Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama. O equipamento funciona com um sensor de luz, portanto, durante o dia, nada aparece, apenas escuta-se o som.

A Geminids é formada pelos pedaços de detritos do cometa 3200 Phaethon, já extinto, que por muito tempo foi classificado como um asteróide. Todos os anos, a Terra passa pelos restos mortais do 3200 Phaethon, fazendo com que meteoros pareçam chegar até nós. A expectativa é que haja de 50 a 80 meteoros por hora, podendo chegar a 120 no pico.

Ficou curioso? É só clicar no play.