Na tentativa de se manter relevante nos dias de hoje, frente a concorrência de outras redes sociais, o chefe financeiro do Twitter, Anthony Noto, apresentou recentemente algumas mudanças na plataforma com o objetivo de atrair novos usuários e manter os usuários ainda ativos.
A mais importante dessas mudanças é um novo algoritmo que vai “escolher” o conteúdo do feed baseado nos interesses de cada usuário. Atualmente, tudo o que é postado é apresentado por ordem de data. Para uma pessoa acompanhar todas as atualizações é necessário entrar várias vezes por dia ou corre-se o risco de alguma postagem interessante ficar perdida sob muitas atualizações recentes.
O algoritmo vai reorganizar a ordem do conteúdo e reapresenta-lo por ordem de relevância, exatamente como funciona o feed de notícias do Facebook.
Segundo Noto, essa alteração vai ocorrer de forma gradual. “Os usuários não vão acordar um dia e encontrar sua linha do tempo completamente classificada por um algoritmo”, explica.
A reação dos usuários perante essa mudança ainda é incerta. Afinal a organização por data permite que as informações mais recentes fiquem sempre em primeiro lugar. No Facebook é muito comum recebermos notícias antigas em nosso feed devido ao algoritmo da rede achar que ainda é relevante para nós, uma situação que muito provavelmente começará a acontecer também no Twitter com a mudança apresentada.
É muito provável que a atualização traga um novo gás para a rede social do passarinho azul já que, segundo informações da ComScore, o Twitter no Brasil passou de pouco menos de 13 milhões de acessos para quase 10 milhões de acessos. É uma queda de 24% em apenas 12 meses. Essa queda não acontece nos Estados Unidos e a rede vem, ao longo do tempo, crescendo sua participação principalmente entre os jovens. O jeito é esperar para ver se a mudança vai deixar o Twitter mais ou menos interessante.
Fonte: Midiatismo e Techtudo
0 Comments