Há cerca de uma semana, o site de recomendação e avaliação on-line Yelp começou a operar no Brasil. Um dos maiores concorrentes do Foursquare, o Yelp possui 108 milhões de usuários mensais e está presente em outros 22 países.

A nova versão do site, totalmente em português, oferece aplicativos para smartphones e tablets, e tem foco inicial nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

A exemplo do Foursquare, o Yelp oferece um sistema de check-in on-line, além de busca por estabelecimentos.

Basta clicar na barra de buscas e digitar a categoria desejada, como “restaurantes”, para ter acesso às recomendações feitas por usuários que já estiveram no local.

A maior funcionalidade do Yelp, entretanto, é o “Monóculo”. Com ele, é possível visualizar o lugar em que o usuário está, utilizando a câmera do smartphone ou tablet, e, sobre a imagem, receber informações e avaliações sobre estabelecimentos localizados nas proximidades. Com função similar a um GPS, o aplicativo oferece ainda direções sobre como chegar ao local desejado.

Para empresas, o site é mais um recurso para autopromoção. No entanto, a direção do Yelp já avisa: quem “comprar” avaliações será excluído do sistema de buscas.