Uma pesquisa realizada por estudiosos da Escola de Negócios de Columbia e da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, questiona a sustentabilidade do Twitter, que, atualmente, conta com mais de meio bilhão de usuários.

Para o professor Olivier Toubia, um dos responsáveis pelo estudo, em breve, o microblog deve se tornar como a TV, estático e sem interação.

A pesquisa, que contou com 2.500 usuários de contas pessoais, mostrou que, ao atingir um número significativo de usuários, o grupo pesquisado diminuiu drasticamente suas postagens.

Segundo o professor, uma vez que os usuários perceberam a dificuldade em aumentar o número de seguidores, as postagens passaram a ser menos frequentes.

“Quando as postagens não levam a um aumento no número de seguidores, as pessoas verão o Twitter como algo não engajado, uma estrutura estática, como a TV”, afima Toubia.

Com base nos dados coletados, os pesquisadores afirmam que o número de posts feitos por pessoas comuns deve cair, enquanto celebridades e empresas devem continuar a apresentar o mesmo ritmo de publicações.

O Twitter, de acordo com o estudo, tende, aos poucos, a se transformar em um veículo de envio de mensagens, sem muita interação.

No entanto, para Toubia, o microblog não irá desaparecer, mas sim ganhará uma nova roupagem, ainda interessante para empresas.

A pesquisa foi publicada no periódico Marketing Science.