O ano de 2012 foi marcado por um crescimento significativo no investimento digital. Cada vez mais, é importante estudar o assunto a fundo, procurando as melhores referências e cases de sucesso para planejar iniciativas.

2013 deve dar continuidade a esse crescimento. Abaixo, trazemos algumas tendências do marketing digital para o ano que inicia.

Mobile
Já fortalecido em 2012, o mercado mobile deve continuar crescendo em 2013. O tráfego originado desses dispositivos deve ser cada vez mais valioso, principalmente para negócios locais, por meio de tecnologias de georreferenciamento e recomendação, como o Foursquare. Vai ser fundamental produzir conteúdo adequado para o formato. Para empresas de varejo, o mobile commerce deve começar a acontecer, com a maturidade das tecnologias de pagamentos móveis.

Marketing de conteúdo
Realidade no exterior e utilizado por algumas grandes marcas no Brasil, a produção de conteúdo original e de alta qualidade deve ser ainda mais relevante na estratégia de qualquer empresa.

Big Data
O volume de dados presente na internet exige cada vez mais que surjam novas soluções tecnológicas capazes de armazenar e analisar qualquer informação digital em tempo real. A curadoria de conteúdo nas redes sociais e iniciativas de seeding, fóruns, grupos de discussão e sites/blogs de nicho, visando promover conteúdo de qualidade para determinado público, são iniciativas que devem ganhar força.

Google Plus
A rede ainda é uma aposta e gera muita discussão. Com mais de 135 milhões de usuários ativos e mais de 400 milhões de usuários cadastrados, deve consolidar-se no próximo ano, impulsionada pela integração com as funcionalidades nos outros produtos do Google.

Facebook Ads
Saber utilizar a mídia do Facebook deve ganhar ainda mais importância em 2013. Com as constantes mudanças no algoritmo Edgerank, que controla como as postagens são expostas na timeline, é cada vez mais importante o uso de uma estratégia de marketing dentro do Facebook.

TV + Internet + Redes Sociais
Segundo o estudo Social TV do Ibope Nielsen Online, um em cada seis brasileiros acessa a internet enquanto assiste à televisão. Esse comportamento impacta diretamente na interação com o conteúdo das mídias. Por exemplo, pesquisar preços online ao mesmo tempo em que vê uma oferta de algum produto na TV é uma prática comum, assim como a discussão nas redes sociais em tempo real durante algum programa. Essa realidade deve crescer ainda mais, com produtos desenvolvidos especialmente para o formato.

Social Gifting
Uma plataforma através da qual as pessoas podem usar as redes sociais para dar presentes a outras pessoas, que podem vir em forma de cartões de presente ou produtos/serviços. Estima-se um crescimento parecido com o dos sites de compra coletiva.