Depois da confusão envolvendo os seus novos termos de serviço, o Instagram perdeu metade de seus usuários ativos em apenas um mês. Segundo a Wired, o serviço que tinha 16,3 milhões de usuários fazendo uploads agora apresenta apenas 7,41 milhões.

Em dezembro, os novos termos foram lançados. O texto era um pouco confuso, o que causou a impressão de que, a partir daquele momento, as fotos dos usuários poderiam ser vendidas para serem usadas em anúncios publicitários na internet.

A tentativa de capitalizar o serviço resultou em um grande tiro no pé e causou revolta entre os usuários, é claro. O Instagram rapidamente divulgou um pedido de desculpas e retornou aos termos de uso originais. Mas o buzz gerado foi suficiente para muitas pessoas abandonarem o barco.

Apesar disso, o número de usuários casuais, que utilizam o aplicativo pelo menos uma vez por mês, subiu de 41 para 46 milhões no mesmo período. Os responsáveis pela alteração devem estar realmente arrependidos do que fizeram. Resta saber se a plataforma vai se recuperar do golpe ou continuar a perder usuários.