Apesar de ter se transformado em uma mistura de diário, consultório sentimental e depósito de piadinhas, o Facebook, às vezes, é utilizado de forma criativa, inteligente e interativa para oferecer conteúdos de qualidade. Recentemente, uma escola de ensino médio de Amsterdam vem se destacando nesse sentido, com ações criativas para inserir a rede social na área acadêmica.

A escola Het 4e Gymnasium percebeu que os adolescentes estão cada vez mais conectados, através de seus smartphones e laptops, o que vinha prejudicando o rendimento deles em sala de aula. Com o problema identificado, a escola criou, em parceria com a agência local THEY, uma ação que utiliza a rede e todas as suas funcionalidades para ensinar história aos alunos.

Segundo o diretor da  escola, Hans Verhage, “muitas escolas são contra o uso de smartphones, SMS e Facebook, porque sentem que podem distrair os alunos e tirar o foco da aprendizagem. É só uma questão de fazer um melhor uso desses meios de comunicação social“.

A ação deu tão certo que originou quatro projetos, Magellan’s Voyage around the World, Rise and fall of the Soviet Union, Fashion 1950-Now e Inventions of the 20th century. Como resultado, professores e alunos estão mais próximos, e os adolescentes estão conectados em seu mundo, aprendendo de forma prazerosa o que é passado em sala de aula.

O mais legal de toda a ação é que a página é aberta para que todos, alunos e professores insiram conteúdos e comentários, levando as discussões da sala de aula para dentro da rede.

Fonte: edudemic