Afinal de contas, o que é o Empire Avenue? Um jogo? Uma rede social? Uma bolsa de valores? Na verdade, ele é tudo isso e muito mais. A mecânica do game segue os moldes de um mercado de ações, onde o usuário é o título à venda no mercado.

O Empire Avenue é totalmente integrado com as mídias sociais, considerando toda e qualquer interatividade e conteúdo on-line ligado ao usuário como um gerador de valor. O objetivo é aumentar o valor das ações.

Ao fazer o cadastro, o perfil do novo usuário se torna uma ação, que pode ser comprada ou vendida por outros usuários. Quanto mais redes sociais conectadas, maior o preço do perfil, já que as atividades realizadas em cada rede são o que agrega valor aos títulos.

O usuário pode adicionar as redes mais conhecidas e populares, como Twitter, Facebook, Youtube, Flickr e LinkedIn, mas também blogs e fanpages em seu feed, ganhando eaves, a moeda virtual do jogo, para cada conexão. Quanto mais atividades on-line realizar, seja postando, comentando ou interagindo, o usuário recebe mais eaves, e o valor do seu perfil sobe.

Além de vender as suas ações, o usuário também pode usar seus eaves comprar e vender ações de outros perfis, como em uma bolsa de valores, montar um portfólio de ações e lucrar com o comércio dessas ações. Cada vez que um dos usuários dos quais você possui ações interage nas redes, o valor deles aumenta. Esse aumento também é repassado pra você, na forma de mais eaves.

O Empire Avenue conta ainda com rankings das ações mais caras, mais vendidas e mais compradas da semana, além do ranking das ações do usuário. Também é possível recomendar perfis e programar alertas, para saber quando uma ação subiu ou caiu para patamares pré-definidos.