O encontro entre Marcelo Tas, TC (líder tecnológico quilombola) e Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe (índio conectado e membro da Web Brasil Indígena) abordou os novos rumos da internet, os fenômenos que estão ocorrendo na rede mundial de computadores e seu impacto nas faixas menos favorecidas da população.

Foi um bate-papo descontraído que começou com cada participante contando em qual momento de suas vidas conheceram a internet.

Tas1

Anápuáka teve seu primeiro contato quando se casou com uma jornalista, em 2001. Sentiu-se maravilhado com o modo como a internet aproxima as pessoas. E aproximar as pessoas foi o incentivo para que ele desenvolvesse seu projeto que tem como objetivo oferecer contato telefônico de modo gratuito, através da internet, para os locais mais afastados do Brasil.

TC aproximou-se da internet para encontrar outras comunidades quilombolas, pois os registros oficiais estavam bastante desatualizados. Através da internet, conseguiu identificar algumas e cadastrá-las de forma oficial. Atualmente, existem pelo menos 55 delas ativas só no estado de São Paulo.

Tas utilizou uma projeção de slides para explicar seu primeiro encontro com a internet. Começou com a frase que resume o espírito de sua palestra: ‘somos um, e somos muitos em um país conectado’. A primeira vez que teve contato com a internet foi em 1988, quando decidiu fazer um curso no exterior. Encontrou, desde o início, uma maneira única de liberdade de manifestação cultural e pessoal.

Tas2

Ele chamou a Campus Party de ‘São Paulo Nerd Week‘ ao iniciar sua apresentação de slides que trazia a história de dois nerds famosos: Stanley Kubrick (diretor de filmes como ‘O Iluminado’ e ‘2001, Uma Odisséia No Espaço’), destacando sua visão futurista sobre o ser humano; e Alec Reeves, que na década de 30 desenvolveu o conceito de conversão de sinais elétricos em analógicos (o que possibilitou a criação do sistema de gravação de fitas magnéticas), que evoluiu e se transformou em sistemas de conversão para sinais digitais.

Assista abaixo o vídeo da palestra na íntegra