por Carlo Manfroi

Na construção de uma marca é importante saber que existe a leitura do não dito.

Marcas onipresentes

Cada vez mais as marcas querem falar, por todos os meios de comunicação, com seus mais variados públicos. Procuram atingir o máximo possível de pessoas, iniciando, é claro, por seus fãs mais fiéis. Vão além, fazendo força para ultrapassar todas as barreiras possíveis e chegar nas estâncias mais longínquas, até onde a internet permitir.

Estratégia do silêncio

Pois bem, a pausa e o silêncio também são atributos de uma marca. E, ao contrário do que alguns pensam, esse recurso não significa falta de conteúdo ou de trabalho realizado. Em um mundo cada vez mais saturado de informação em quantidade e, sabemos, que não apresenta o mesmo passo em qualidade, o fato de uma marca falar pouco e abrir espaços de respiro para seus públicos pode ser, sim, um grande ativo para a mesma.

Marca com escuta ativa

Tão ou mais importante do que falar é uma marca saber ouvir. Muito do que acompanhamos hoje nas conversas de redes sociais são marcas rápidas no gatilho para falar, mas com pouca velocidade ou sem nenhuma em responder de forma adequada, sem dar atenção personalizada para resolver a questão ou problema de seus clientes. Aliás, publiquei o livro sobre Gerenciamento de Crise nas Redes Sociais, da mesma disciplina que ministro na pós-graduação do SENAC/SC, e que aborda parte do assunto.

Planejar a narrativa

Uma dica importante para realizar a narrativa da marca com eficácia, seja uma marca de empresa ou de pessoa física, é fazer o planejamento de conteúdo anual. Você já deve ter ouvido falar muito disso, mas seja transparente: está executando a contento? Está colocando em prática? E, além disso, está respeitando o espaço de silêncio da marca?

Calendário e posicionamento

Nesse planejamento, pegue os 12 meses que estão por vir e avalie os conteúdos que serão possíveis de criar com base no calendário municipal, estadual, nacional e mundial. Aí vai aparecer aniversário da cidade, dia da árvore, outubro rosa e outros tantos. O importante é saber se a sua marca irá se pronunciar e de que forma fará, em caso positivo. Ou decidir que é uma data que muitos irão falar mas que não combina com o posicionamento da sua marca, pessoa ou empresa. 

Conteúdo verdadeiro

Tudo isso fará com que a comunicação de sua empresa seja muito mais assertiva e leve ao seu público tão somente aquilo que é necessário. Você passará a captar a atenção dele por apresentar conteúdos interessantes e pertinentes. E isso vale muitos pontos. 

Sei que nem sempre foi assim. Que passamos – e muitas empresas ainda estão – pelo período do bla-bla-bla. Quanto mais conteúdo publicado, melhor para o algoritmo e mais visibilidade teremos.

Esqueça. No novo mundo dos buscadores, a coruja vale mais que o papagaio.