As manifestações iniciadas na última semana em São Paulo se espalharam pelo Brasil e ganharam força nas redes sociais, que passaram a ser utilizadas como palco para convocação e apoio aos protestos.

Até a última segunda-feira, dia 17 de junho, o assunto foi tema para 79 milhões de internautas, segundo monitoramento realizado pela Scup. E não era para menos: o Facebook foi inundado pelas hashtags #Protesto, #AcordaBrasil e #VemPraRua, páginas de convocação foram criadas e milhares de pessoas confirmaram presença nos eventos através das mídias digitais.

Na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a hashtag #OqueVocêsFalariamParaADilmaAgora estampou o topo da lista de Trend Topics do Twitter. Com essa hashtag, grande parte dos internautas expressou indignação em relação ao governo e apoio aos protestos.

No Instagram (e também no Facebook), manifestantes publicaram fotos dos confrontos com a PM, enquanto celebridades internacionais postaram imagens suas com cartazes aderindo, mesmo que virtualmente, às manifestações.

Pela movimentação nas redes sociais, tudo indica os protestos irão continuar. Em Florianópolis, quase 37 mil internautas já confirmaram presença no “II Ato por um transporte público de qualidade em Floripa”, programado para esta quinta-feira, dia 20 de junho.

Se você participou ou irá participar dos eventos, utilize a hashtag #QualéOSeuProtesto e compartilhe sua foto conosco.