O aplicativo de vídeos Vine chegou, neste mês, a 40 milhões de usuários registrados (em junho, eram 13 milhões), com um impulso gerado por marcas que começam a usar o recurso como plataforma de marketing digital.

O app, de propriedade do Twitter e que permite ao usuário criar filmes de até seis segundos, nasceu no início de janeiro de 2013 e, apesar de perder um pouco seu espaço desde que o Instagram anunciou um novo recurso de vídeos de até 15 segundos (em junho deste ano), foi usado pela Honda, em uma ação para responder rapidamente às perguntas de clientes e incentivar os usuários a trocarem de carro.

Intitulada “#wantnewcar”, a campanha propunha que usuários do Twitter postassem um vídeo mostrando os problemas em seu carro. Em seguida, a empresa respondia, em tempo real, com uma filmagem mostrando como esse tipo de problema não aconteceria com um Honda.

O site Airbnb também viu potencial no Vine e pretende criar o primeiro filme editado inteiramente com vídeos do aplicativo.

Com a campanha “Hollywood and Vines”, o site pretende compilar os melhores vídeos de seis segundos para criar um curta-metragem sobre viagens e aventuras. O prazo de envio dos vídeos já terminou e a ação está em fase de seleção.

Agora, é esperar para ver como vai ficar o curta-metragem.