Você já ouviu falar do ilusionista digital Marco Tempest? Em seu show, ele utiliza vários gadgets e muito trabalho de programação para entreter o público. Ele foi uma das grandes atrações do stand da Caixa na Campus Party.

Marco Tempest

O número com cartas, mais comum entre todos dos shows de mágica, ganha um upgrade nas apresentações de Marco. Uma webcam presa em sua cabeça transmite tudo o que acontece na mesa para um telão. E graças à realidade aumentada, Marco faz cartas voarem. O coringa, impresso no papel, ganha vida e brinca com a platéia. Mas como é possível?

ARCArds_thumb_F

O segredo é simples. São algumas luzinhas infra-vermelhas que estão posicionadas nas extremidades da tela. Um sensor consegue identificar o posicionamento delas e o projetor emite imagens a 180 frames por segundo – 6x mais rápido do que um vídeo normal para TV. Assim, a imagem acompanha o objeto em movimento sem vazar.

090430-marcotempest-01

Tradicionalmente, mágicos gostam de esconder os seus truques, mas eu acho que os mágicos modernos precisam ser diferentes, não vejo o problema em compartilhar o segredo com o meu público. Aliás, se alguém quiser aprender, eu não tenho problema algum em ensinar”, sugere Marco.

Ele tem uma equipe de programadores trabalhando com ele. O iPhone é um dos equipamentos mais utilizados em suas apresentações e os aplicativos estão, em sua maioria, disponibilizados para download gratuito na AppStore.