Sem dúvida o que mais caracteriza o aplicativo de celular que virou febre mundial entre pessoas de todas as idades, o whatsapp, é sua forma direta de interação, uma vez que uma rede gigantesca de usuários permanecem conectados, portando disponíveis para divulgação de produtos e serviços, praticamente 24h. Isso permite que as marcas desenvolvam estratégias bastante agressivas de comunicação via whatsapp, lembrando sempre que por causa desse alto nível de interatividade instantânea, o risco de rejeição das marcas é proporcionalmente alto.
Além do envio de mensagens de texto, as marcas podem maximizar os resultados das ações no whatsapp interagindo também com imagens e vídeos, o que é uma versatilidade importante do whatsapp como ferramenta de marketing.
É claro que as marcas não devem sair por aí conversando com os usuários do whatsapp aleatoriamente sem um planejamento estratégico profissional para estabelecer as diretrizes da interação, criar conteúdo e medir os resultados, caso contrário, todo esforço de comunicação acaba virando papo furado, e o pior, desgastando a marca. Outro cuidado é não parecer invasivo e pecar pelo excesso como aconteceu com os e-mails marketing, que acabaram inaugurando uma nova categoria no marketing digital, o spam.
Portanto, o primeiro passo de uma estratégia de comunicação bem sucedida utilizando o whatsapp é entender que o aplicativo não substitui os outros canais online como facebook, blog e também o e-mail. Mais do que uma ferramenta para alcançar o target, o whatsapp deve ser encarado como uma plataforma simples, fácil e barata para ser colocada à disposição de todos os stakeholders da marca.
Um bom exemplo de ação que se aproveitou dessa característica do whatsapp de interação em tempo real foi a Hellmann’s. Whatscook é o nome da promoção lançada em 2014 pela marca para o envio de receitas feitas na hora por uma equipe de chefs da Hellmann’s aos usuários via whatsapp, baseadas no que eles tinham na geladeira. Assista o case: https://goo.gl/V64Cn4
0 Comments