tendencias_do_mkt_2016_quale_digital

Não é à toa que produção de conteúdo online continua sendo a menina dos olhos do Marketing Digital como estratégia para atrair novos clientes, e ainda, fidelizar os atuais. Só para ilustrar o que significa marketing de conteúdo: ou você pode fazer um anúncio de revista para vender o seu produto, ou pode fazer uma revista inteira para que o seu cliente venda seu produto com você.

Essa lógica de atração de conteúdos relevantes ao invés de promoção de anúncios é o que chamamos de Inbound Marketing, que tende a conquistar mais espaço entre as novas tecnologias, principalmente os tablets e smartphohes, além de ganhar mais adeptos entre as agências de comunicação, cujo resultado será mais criatividade e cases de sucesso envolvendo conteúdo de qualidade.

Seguindo a evolução das estratégias digitais, este ano todos os componentes que participam das campanhas digitais, desde os websites, e-commerce, e redes sociais, vão se integrar com mais eficiência em nome do conteúdo, que ficará ainda mais capilarizado como auxílio de ferramentas de análise, como o SEO.

1) Mais Conteúdo
Em 2015, todo mundo soube que ter um blog significa gerar mais de 65% em oportunidades de venda por mês a mais do que as empresas que não tem blog. O que pouca gente sabe ainda, é que em 2016 o conteúdo visual ganha mais relevância do que as palavras chave, isto é, dar prioridade ao conteúdo visual do site significa ficar melhor posicionado no ranking do google.

2) Mais Personalização
Publicar um conteúdo único para toda a diversidade de consumidores está virando coisa do passado. Basta olhar para marcas como a Amazon, Spotify e Pandora para perceber que sugestões de produtos baseadas no gosto do consumidor individualmente, é mais do que uma tendência, mas uma realidade.

3) Mais Integração
Não é à toa que os grandes players da internet vão continuar se digladiando pela hegemonia do marketing digital em 2016, uma vez que as muitas plataformas de conteúdo, como sites, blogs e redes sociais, a exemplo do facebook e instagram, não conversam muito bem entre si. Isso acaba dificultando para os profissionais de marketing desenvolver estratégias mais integradas que utilizem uma única ferramenta de otimização em motores de busca (SEO), por exemplo.

Mas não se surpreenda com o lançamento de uma plataforma all-in-one que possibilita comandar todos os canais de um só lugar.