Quando se fala em marketing digital, uma das maiores questões que intriga muitos profissionais é onde anunciar, no Google Adwords ou no Facebook Ads? Para responder a essa pergunta, é necessário definir qual é o melhor e quais são as diferenças entre eles.
Ambas as plataformas são soluções que vão aumentar as visitas, as vendas e vão ajudar a construir a marca no ambiente on-line e fidelizar os clientes. Porém, cada uma delas tem as suas particularidades e são utilizadas de formas diferentes, por isso, o primeiro passo é entender como cada uma dessas plataformas funciona.
Google Adwords – O serviço faz a divulgação dos seus anúncios em duas redes, a de pesquisa e a de display. A rede de pesquisa nada mais é do que os resultados de busca do Google. Lá, os anúncios são em formato de texto. Há um leilão para definir o posicionamento dos anúncios. Os resultados são segmentados por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Já a rede de display é composta pelos sites que participam do programa de afiliados, o Google Adsense. Nela, você pode fazer anúncios de diversos tamanhos e com elementos gráficos. Existe a possibilidade de também anunciar no YouTube. Os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionados às palavras que o site onde os anúncios são exibidos contém.
Facebook Ads – Nele, você divulga seus anúncios em um formato padrão, com foto, título e texto. Os anúncios podem promover o seu site ou a sua fanpage. A segmentação é o grande diferencial no Facebook. É possível segmentar o seu público por estado, cidade, sexo, idade e até mesmo interesses pessoais e profissões, entre outros parâmetros. Diferentemente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais.
No que diz respeito ao pagamento, tanto o Google Adwords quanto o Facebook Ads permitem que você escolha entre duas opções: por meio de cliques (CPC), a qual você só paga quando é clicado, ou por custo por mil (CPM), quando existem mil impressões do seu anúncio.
E então, qual é o melhor? Analisando os dois serviços, a conclusão a que se chega é que, dependendo dos objetivos da sua marca, da sua campanha e do seu público-alvo, você deve optar por um ou por outro.
Facebook Ads – Construir marcas, fidelizar clientes. Possui uma força maior quando as campanhas são focadas em engajamento com a marca e fidelização dos clientes, por se tratar de uma rede de relacionamento.
Google Adwords – Impulsionar vendas, foco em conversão. Seu volume de acessos e cliques é muito maior do que o do Facebook, o que permite, quando bem direcionado, que ele consega captar a intenção de compra do consumidor, manifestada através de uma palavra-chave ou um termo de pesquisa, o que torna a possibilidade de uma conversão muito maior.
0 Comments