As reuniões da empresa nunca foram tão produtivas, divertidas e geek quanto agora, com o Totem, um kit para brainstorming composto por um bastão, uma espécie de concha, chamada de “eco”, e braceletes, intitulados “alterego”.

Veja como o Totem funciona:

Bastão: a pessoa que segura o bastão é a única a falar. Depois de um período, o objeto começa a vibrar, indicando que está na hora de cortar o discurso e passar a vez para outra pessoa, permitindo que todos os membros tenham voz.

Eco: esse gravador com alto-falante grava trechos da reunião. Ao colocá-lo perto da orelha, ele reproduz o que foi dito e, ao chacoalhá-lo, ele reproduz palavras-chave e sons, que podem refrescar a memória e abrir espaço para novas ideias.

Alterego: é composto por três objetos que se assemelham a braceletes. Ao pegar um dos braceletes, uma luz se acende, indicando qual postura adotar. Quem está com o bracelete com a luz verde deve ter uma opinião otimista sobre o assunto; a luz vermelha indica pessimismo e a azul mostra que quem segura o objeto deve moderar o debate. A proposta é fazer cada membro pensar além de sua opinião pessoal, propor soluções ou apontar possíveis problemas.

O que você acha desses gadgets? Eles funcionariam em sua empresa?