Nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro aconteceu no Rio de Janeiro o maior evento de conteúdo audiovisual e mídias digitais da América Latina. Carlo Manfroi – sócio-diretor da Qualé Digital – esteve presente no local representando a agência e nos trouxe novidades, experiências e tendências do mercado mundial para os próximos anos.

rio_content_market_agencia_digital

Entre os muitos temas discutidos durante excelentes palestras e fóruns – como branded content, desenvolvimento de games, tecnologia de produção, entre outros – o assunto que esteve presente durante grande parte do evento foi: Séries. Não exclusivamente as de televisão, como você deve estar acostumado, mas todo tipo de conteúdo trabalhado através desse formato.

O conteúdo, como mercadoria, rompeu fronteiras. As séries famosas fazem sucesso mundialmente. Veja que não usei a expressão séries de TV, justamente por que talvez você assista a uma delas na TV, mas provavelmente não. O branded content não é novidade, apesar de hoje ser ovacionado como a oitava maravilha do mundo. A sétima arte sempre usou e abusou do recurso, tanto para viabilizar suas produções como nas vezes em que o filme foi concebido buscando a venda de produtos ou ideias“, destaca Carlo Manfroi.

rio_content_market_agencia_digital-2

Outra calorosa discussão que entrou em pauta, foi a adaptação de livros para filmes e seriados. A editora britânica Liz Calder, defende a ideia de que o melhor filme não é aquele que é mais fiel ao livro, e sim aquele que contém a melhor forma de narrativa. Em contraponto à opinião de muito leitores, Flavio Moura, editor da Companhia das Letras, também deixou claro que em sua visão não se trata de perder ou ganhar leitores e espectadores, e sim de amplificar a narrativa através de outros meios.

O evento foi rico em conteúdo e debates sobre tendências atuais para o mercado de mídias audiovisuais, e deixou claro que boas histórias precisam ser contadas das melhores maneiras possíveis.

Informacoes: Carlo Manfroi Story Studio