Nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro aconteceu no Rio de Janeiro o maior evento de conteúdo audiovisual e mídias digitais da América Latina. Carlo Manfroi – sócio-diretor da Qualé Digital – esteve presente no local representando a agência e nos trouxe novidades, experiências e tendências do mercado mundial para os próximos anos.
Entre os muitos temas discutidos durante excelentes palestras e fóruns – como branded content, desenvolvimento de games, tecnologia de produção, entre outros – o assunto que esteve presente durante grande parte do evento foi: Séries. Não exclusivamente as de televisão, como você deve estar acostumado, mas todo tipo de conteúdo trabalhado através desse formato.
“O conteúdo, como mercadoria, rompeu fronteiras. As séries famosas fazem sucesso mundialmente. Veja que não usei a expressão séries de TV, justamente por que talvez você assista a uma delas na TV, mas provavelmente não. O branded content não é novidade, apesar de hoje ser ovacionado como a oitava maravilha do mundo. A sétima arte sempre usou e abusou do recurso, tanto para viabilizar suas produções como nas vezes em que o filme foi concebido buscando a venda de produtos ou ideias“, destaca Carlo Manfroi.
Outra calorosa discussão que entrou em pauta, foi a adaptação de livros para filmes e seriados. A editora britânica Liz Calder, defende a ideia de que o melhor filme não é aquele que é mais fiel ao livro, e sim aquele que contém a melhor forma de narrativa. Em contraponto à opinião de muito leitores, Flavio Moura, editor da Companhia das Letras, também deixou claro que em sua visão não se trata de perder ou ganhar leitores e espectadores, e sim de amplificar a narrativa através de outros meios.
O evento foi rico em conteúdo e debates sobre tendências atuais para o mercado de mídias audiovisuais, e deixou claro que boas histórias precisam ser contadas das melhores maneiras possíveis.
Informacoes: Carlo Manfroi Story Studio
0 Comments