A quinta-feira começou com a notícia de que o posto médico 24 horas da Campus Party 2013 realizou 63 atendimentos durante a madrugada. Segundo os plantonistas, os sintomas mais recorrentes foram dores de cabeça e crises de enxaqueca, diarreia e dores no corpo.

Às 13h, Salim Ismail, diretor-fundador e embaixador global da Singularity University, instituição baseada no Ames Research Center, da NASA, subiu ao palco principal para falar sobre projetos inovadores e os seus impactos em diferentes setores. Ismail também apresentou diversas tendências que prometem dar forma a um futuro muito interessante. Para ele, é necessário que os empreendedores invadam o mundo com suas ideias inovadoras. “Para ser um bom empreendedor é preciso ser louco“, afirmou.

O quarto dia da Campus Party também teve como destaque o início de um campeonato do game League of Legends, na Intel Extreme Masters. A área ficou lotada e os fãs do game transformaram o espaço em uma arena.

Don Tapscott, pesquisador canadense e autor do best-seller Wikinomics, subiu ao Palco Principal às 19h para falar sobre os problemas que o mundo está enfrentando, e como eles podem ser resolvidos. “Será que todos estes problemas são realmente tão difíceis de resolver, ou nosso modelo atual está completamente errado?”, pergunta Tapscott.

Para resolver estes problemas, ele acredita que é preciso pensar diferente. “A primeira maneira de resolver este problema é a revolução tecnológica. A web social, que é uma plataforma gigante computacional, é um computador que todos nós programamos. A humanidade está criando uma máquina, onde as pessoas podem colaborar em uma escala astronômica.”, afirma Tapscott. “A auto organização sempre esteve presente na história humana, citando como exemplo a língua, a ciência e até mesmo os governos. A diferença é que o que antes levava muitos anos, agora acontece rápido.