30-09-14-blog

A força que a rede social chegou a possuir no Brasil é inegável, acima dos Estados Unidos e Índia, a participação dos usuários brasileiros correspondia, em 2012, a 50% dos usuários totais.

Há 10 anos, quando o Orkut foi lançado, apenas 21,6 milhões de pessoas tinham acesso a Internet. Hoje o número cresceu para 86 milhões de pessoas (dados da Pesquisa Anual de Amostra de Domicílios (PNAD)).

Neste aumento do número de internautas, o Orkut possui uma parcela de culpa “Foi uma grande ferramenta de inclusão digital, ele era o RG virtual das pessoas”, conta Bia Granja, curadora do YouPIX Festival. “Tinha gente no interior do país, que não tinha RG de verdade, mas tinha perfil no Orkut, e por isso acabou se tornando o berço da cultura de internet como conhecemos hoje.”

Em meados de 2011 o Ibope e a ComScore confirmaram que o Facebook havia se tornado a principal rede social no Brasil. Aos poucos, uma quantidade cada vez maior de usuários foi dividindo o tempo online ou substituindo de vez os acessos ao Orkut, mas a cultura da rede social já estava instalada pelo país, atingindo diversas classes sociais e faixa etária, popularizando um hábito que se tornou a principal herança deixada pelo Orkut, o hábito de se sentir a vontade na Internet para compartilhar a própria vida com amigos, familiares e até mesmo desconhecidos.