Estudos recentes mostra que um número crescente de pequenos negócios estão lucrando com o marketing nas redes sociais. Este resultado não é nenhum grande truque mágico e sim, resultado de uma série de medidas que podem e devem ser seguidas.
Segundo pesquisa da Mediabistro, 82% de pequenas empresas nos Estados Unidos estão no Facebook, e 71% dos usuários de redes sociais compram produtos das marcas que seguem online. Bons números, não? E tem mais: Segundo Swiftpage, 50% de pequenas empresas aumentaram o tempo gasto nas redes sociais em relação ao ano passado e constataram encontrar ali novos clientes.
Se for falta de tempo, orçamento ou know-how, dar um up na participação online da sua empresa pode ser a peça que falta para um ano mais lucrativo. Aqui estão 5 dicas para a sua empresa crescer e causar um grande impacto.
1) Seja consistente
Regularidade é fundamental, é o ponto mais importante para quem começa a trabalhar com o marketing das redes sociais.
Mas postar com qual frequência? Depende do seu público e da rede social. O aconselhável é entre 1 a 2 posts por dia no Facebook e 4 posts por dia no Twitter. Isso deixa os seguidores mais ativos, aumenta as chances da marca ser vista, melhora o envolvimento e aumenta a probabilidade de conseguir mais seguidores.
2) Planeje com antecedência
Planejar o conteúdo do mês ou da semana com antecedência ajuda a poupar tempo e permite amadurecer as ideias antes de serem publicadas. Anote suas ideias em uma planilha do Excel ou pedaço de papel mesmo. Ter essas ideias previamente separadas vai salvar tempo e energia.
3) Ofereça conteúdo útil
As pessoas não estão mais interessadas em conversas unilaterais com as marcas, mas procuram estabelecer conexões de forma significativa com as empresas que gostam e seguem. Uma maneira de fazer isso é fornecer conteúdo de qualidade e útil. Por exemplo, blogs permitem à sua empresa mostrar que conhece bem o próprio ramo de atividade.
4) Mantenha-se conectado e ouça
Nem sempre é possível estar online sempre que os seguidores estão, por isso, agendamento de posts é uma ótima solução caso sua página tenha mais audiência a noite do que em horário comercial, por exemplo. Você pode agendar as postagens e esquece-las. Mas é importante acompanhar o alcance de todas as postagens, interagir com o seu público, responder perguntas, dúvidas e elogios, ver o que os seus seguidores estão falando.
5) Escolha os canais certos
É muito fácil se cadastrar e montar uma página em todas as redes sociais disponíveis. A desvantagem em sair se cadastrando em tudo é que você pode estar desperdiçando tempo e esforços. Certifique-se de que você sabe onde seu público passa a maior parte do tempo e mantenha esta rede como foco principal.
Só porque você não tem o orçamento de uma multinacional não significa que você não possa fazer o seu negócio se desenvolver nas redes sociais. Muitas empresas pequenas desistem das redes devido a falta de resultados, e se você procura uma fórmula mágica, desculpe, mas ela não existe. Se você for consistente, participativo e tiver um bom conteúdo, você está no caminho certo para uma boa relação com seu público.
Agora, se conhece a importância de estar presente nas redes sociais e precisar de uma ajuda, segue uma dica extra: Chame a Qualé Digital. 🙂
Fonte: Traduzido de Social Media Today
0 Comments